Get Adobe Flash player

Palestras

Palestras oferecidas voltadas para a Saúde dos Trabalhadores

 

Item
Tema
Síntese dos itens abordados

01 Ergonomia, LER e DORT
Conceitos ergonômicos; O que é ergonomia; As queixas mais comuns relacionadas às LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho); Requisitos epidemiológicos, biomecânicos, fisiológicos, psicofísicos e de produtividade; Prevenção as LER e DORT; Revezamentos, pausas, melhorias nos postos de trabalho, na operação e nos sistemas de trabalho



02
Primeiros socorros (Módulo I)

 

Atendimentos à vítimas politraumatizada; Princípios básicos do atendimento; Como chamar socorro; Informações sobre o que fazer e o que não fazer em casos de acidentes; Segurança do socorrista; Como agir ao chamar socorro; Tomadas de decisões; Verificação de sinais vitais; Respiração; circulação; Mal súbito em vias públicas ou nos ambientes de trabalho; Precauções com doenças transmissíveis; Retirada de capacete; Estricação; Transporte de emergência.



 03 Primeiros socorros (Módulo II)
 Intoxicações; Hemorragias; Corpos estranhos; Queimaduras; Mordida de animais; Envenenamento; Over dose por drogas; Parada cardiorrespiratória; Parada respiratória; Afogamento; Choque elétrico; Traumas; Fraturas; Luxações; Feridas; Feridas por explosões; Esmagamento; Curativo e bandagem.



04 Tabagismo
O que é tabagismo? Porque o cigarro vicia; Quais os tipos de dependência? Cigarro altera o olfato e o paladar; Sintomas da síndrome de abstinência; Quem para de fumar engorda? Métodos para deixar de fumar; Cuidado com as armadilhas; Está comprovado o cigarro é responsável por: Hipertensão arterial, Aneurismas arteriais, Ulcera do aparelho digestivo, Infecções respiratórias, Trombose vascular, Osteoporose, Catarata, Impotência sexual no homem, Infertilidade na mulher, Menopausa precoce, Complicações na gravidez; Tratamento; discussão de temas relacionados.



 05  Alcoolismo  Alcoolismo; O que é? Tolerância e dependência; Aspectos gerais; Tratamento; Problemas clínicos; Recaída; O alcoolismo é genético? Problemas psicológicos; Estress e alcoolismo; Alcoolismo e desnutrição; Efeitos do álcool sobre o cérebro; Conseqüências corporais; Grupos de ajuda: Discussão de temas relacionado.



 06 AIDS e DST (Geral)
 Discussão sobre doenças sexualmente transmissíveis, e AIDS; Como tudo começou; Assim pega; Assim não pega; Mitos da fidelidade; Rejeição e desconfiança; Inibição; Outras Dsts; Doenças que causam úlceras genitais; Doenças que provocam corrimento; Doenças que causam verrugas genitais ou anais.



 07 DST voltado para homens
 Discussão de temas relacionados à sexualidade masculina; Principais doenças sexualmente transmissíveis que atingem os homens; O que são Dsts? Como prevenir as Dsts? Quais os tipos mais comuns de Dsts? Como saber se você ou sua parceira sexual têm uma DST? Quais são os sintomas mais comuns das Dsts nos homens? Por que prevenir as Dsts; Como prevenir as Dsts no homem? Porque usar preservativo? Todo corrimento pode ser uma DST?



 08 Hipertensão Arterial
 Sintomas hipertensão arterial; Com que freqüência deve medir a pressão? Diagnóstico da pressão arterial; O que é MAPA. Critérios da hipertensão arterial; Síndrome do jaleco branco; Conseqüências da hipertensão arterial: Rins, olhos, coração, cérebro; Hipertensão maligna e Urgência hipertensiva; Orientações.



 09 Diabetes e doenças relacionadas
 Diabetes; O que é? Causas freqüentes de diabetes; Diabetes Mellitus; Diabetes do Tipo I; Diabetes do Tipo II; Diabetes gestacional; Doenças relacionadas; Diagnóstico; Causas secundárias, Causas geradoras; Fatores de risco; discussão de temas relacionados.



 10 Saúde do homem
 Problemas mais comuns: Acidentes de trânsito; Balanopilitite; Andropausa; Câncer de próstata; Disfunção sexual; Ejaculação precoce; Fimose; Sedentarismo; Hipertensão arterial; Diabetes; Má alimentação; Alcoolismo; Tabagismo; Infecção do trato urinário. Por que após os 40 anos deve-se fazer consultas regulares com oftalmologista e o urologista?



11 Saúde da mulher Melhoria das condições de vida e saúde da mulher. Reduzir a morbimortalidade, especialmente por causas evitáveis inclusive para as portadoras da infecção pelo HIV e outras DST’s; Orientações no planejamento familiar;  Dos métodos anticoncepcionais, orientações relacionadas ao pré-natal, (Cesariana, Parto Normal, Sífilis Congênita, Abortos e óbitos maternos); climatério; terceira idade; prevenção do câncer de colo e mama; orientações às mulheres em situação de violência doméstica e sexual



 12  Higiene pessoal  Noções básicas de higiene geral e laboral; Por que é importante para a saúde o banho diário? Trocar roupas íntimas; Uso de desodorante após o banho; Escovar os dentes após as refeições; Usar roupas limpas e passadas; Manter cabelos limpos e cortados; Lavar calçados; Colocar em exposição ao sol freqüentemente; Discussão de temas relacionados.



 13  Proteção Auricular (Relacionado a doenças freqüentes)  Conceitos de sons e ruídos; Ameaça constante à saúde; O ruído e a surdez; Efeitos do ruído à saúde: Nervosismo, insônia, zumbidos, apreensão, estreitamento dos vasos sanguíneos, contração dos músculos, impotência sexual; Efeitos no trabalho: Problemas de comunicação falta de concentração, desconforto, cansaço, nervosismo, baixo rendimento e acidentes. Tipos de protetores, uso correto do protetor auricular.



14 Proteção dos Olhos (Relacionado a doenças freqüentes)
Como enxergamos; Anatomia e fisiologia da visão; Cuidados e desenvolvimento da visão desde a infância; Proteção dos olhos no ambiente de trabalho; Principais lesões e traumas oculares; Doenças crônicas e agudas oculares; Obrigatoriedade de uso de proteções (óculos e proteção facial); Tipos de proteções para os olhos que devem ser utilizadas nas atividades desenvolvidas na empresa.



 15  Proteção Respiratória (Relacionado a doenças freqüentes)  Agentes químicos inaláveis presentes no ambiente de trabalho que podem causar males aos trabalhadores; Doenças do sistema respiratório relacionadas ao trabalho; Doenças Agudas e Crônicas; Diagnostico de doenças crônicas relacionadas ao trabalho; História clinica ocupacional; Classificação clínica das doenças ocupacionais do trabalho; Atividades de risco.



16 Treinamento Atitudinal Treinamento para recepção e atendimento à pessoas com necessidades especiais (auditivas, visuais, de fala, cadeirantes, pessoas com paralisia cerebral, com dificuldades mentais e intelectuais, com dificuldades de locomoção parcial, com outras síndromes e doenças restritivas); Como atender; Definições de preconceito e discriminação; Direitos das pessoas que tem necessidades especiais; Orientações sobre como agir em relação a estes; Como abordar e se comunicar com pessoas com as necessidades citadas